Beach Tennis

< Voltar

Beach Tennis – Dicas que você precisa saber

Interessado em começar a jogar ou aprender um pouco mais sobre o Beach Tennis?

Alguns até chamam de tênis de praia. Antes de mais nada, é engano seu achar que o Beach Tennis é um esporte criado no Brasil, como o futevôlei e frescobol. O esporte surgiu na Itália e hoje é praticado no mundo todo!

Vamos dar dicas para você conhecer um pouco mais e ser um atleta das areias:

Raquetes e bolinhas são diferentes do tênis (a rede também)

Não se usa as mesmas raquetes do tênis, para o Beach Tennis as raquetes são específicas. Não tem cordas e são feitas geralmente de carbono, kevlar e grafite. No caso da bola também é diferente da usada normalmente no tênis. Para as areias a bolinha é despressurizada (soft). A rede é suspensa, como no vôlei por exemplo. E a altura oficial é de 1,70 metros.

Qualquer um pode jogar

Se você consegue segurar a raquete, você pode jogar. É um esporte com curva de aprendizado rápida, basta treinar um pouco. Para quem já pratica tênis é uma grande vantagem e você pode já entrar em competições. Muitos jogadores dizem que o Beach Tennis melhora também as técnicas no tênis. Mesmo que você nunca tenha jogado tênis, pode aprender tranquilamente a se dar bem nas areias.

O saque é feito de qualquer lugar

Ao contrário do tênis, você pode escolher qualquer local da quadra para executar o seu saque. Desde que feito atrás da linha de fundo, claro. E também não “queima” se encostar na fita e passar para o lado adversário. O jogo continua normalmente. Caso você erre o saque e a bola fique na rede, não tem segundo serviço. O ponto é do rival.

Não se perca na contagem de pontos

O sistema de pontuação é parecido com o tênis: 15 / 30 / 40. A diferença é que não tem vantagem. Quando chegar no 40 iguais quem fizer o próximo ponto ganha. A quantidade de games pode variar de acordo com o organização dos torneios, mas geralmente é feito em 6 games para partidas de simples e 9 para duplas. No tie-break vence quem fizer 7 pontos com diferença de 2 pontos.

Cuidado com os erros que dão pontos ao adversário

Encostar a raquete na rede é proibido e será dado o ponto para o rival. Pisar dentro da quadra antes de executar o saque também não é permitido. Na hora do saque também não pode vir correndo, saltar e sacar. Assim como acontece no tênis.

Fundamentos básicos para ganhar pontos

Aprender a técnica do Beach Tennis vai acelerar seu aprendizado e melhorar o seu nível, portanto fique atento ao principais movimentos. Como no tênis, o saque é fundamental para dificultar que o adversário retorne a bola para você. Para devolver o saque são usados os voleios (forehand backhand). Esses movimentos também são usados no decorrer da partida e podem variar entre lob (bola longa por cima do adversário) e drop-shot (bola curta próxima à rede). O smash é muito usado para “matar o ponto”.

É um esporte prazeroso, com vários benefícios para a saúde e com um pouco de prática você vai evoluindo e querendo jogar ainda mais! Aprender como jogar Beach Tennis, como você percebeu, não é um bicho de sete cabeças, basta treinar e treinar.

Pegue sua raquete, bolinhas e vá para areia o quanto antes!

Fonte: https://esportesdeareia.com/beach-tennis/

_ REDES SOCIAIS

R. Dona Francisca Prado Sampaio, 427
Jd Sanzovo- Jaú - SP - 17204-220
E-mail: [email protected]
Fone: (14) 3601-2511