Voltar

Homenagem – Elsa Maria Bussab Roscani

Homenagem e Descerramento de placa

Histórico – Elsa Maria Bussab Roscani

ELSA MARIA BUSSAB ROSCANI nasceu no dia 17 de novembro de 1950 na cidade de São Paulo/SP. Era filha mais nova do comerciante Alfredo Bussab e da dona de casa Leonilda Aparecida Castro. Elsa tinha mais dois irmãos, Sergio e Élia.

Na década de 1960 mudou-se junto com sua família para a cidade de Brotas/SP, onde concluiu o primário, na Escola Normal e Ginásio Estadual de Brotas no ano de 1965. Algum tempo depois sua família transferiu-se para a cidade de Jaú/SP.

Já em sua nova cidade, Elsa frequentou o curso colegial de formação de professores primários, no Instituto de Educação Estadual “Caetano Lourenço de Camargo”, concluído no ano de 1968. Em seguida, ingressou no curso de Licenciatura Plena em Letras com Inglês, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jaú/SP, curso concluído em 1972.

Como professora fez curso de especialização em nível de pós-graduação em português, pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru/SP, concluído em 1973.

Elsa dedicou grande parte de sua vida ao ensino. Gostava muito de ensinar e também de estudar, pois sempre buscou se aperfeiçoar. Começou a lecionar em 1975, na EESG “Joaquim Ferreira do Amaral” em Jaú. Lecionou ainda na EEPG. Dr. Eloy Miranda Chaves” em Jundiaí/SP, EEPG. Dr. Benedicto Montenegro” e na EEPSG. “Caetano Lourenço de Camargo” em Jaú/SP.

No ano de 1978 casou se com Jaime Roscani, com o qual teve um filho, Jaime Roscani Filho. Durante o período de 1980 à 1982, Elsa dividia o seu trabalho com a criação do filho, período um pouco difícil, pois lecionava na escola EEPG “Eloy de Miranda Chaves” em Jundiaí, e somente retornava aos finais de semana para Jaú, onde sua família residia.

Elsa lecionou até o ano de 1999, quando se aposentou. A partir de então passou a se dedicar ao ensino religioso, onde exerceu por mais de 10 anos a função de catequista na comunidade de São Carlos Borromeu em Jaú/SP, na qual também fazia parte da equipe de liturgia e organização da comunidade.

Foi no ano de 1981 que Elsa e esposo Jaime tornaram-se sócios do principal clube da cidade de Jaú, o Caiçara Clube, tendo o título 1444. Assim, a partir de então Elsa passou a frequentar as dependências do clube, e também os eventos sociais, como bailes, carnavais, torneios de futebol (acompanhando seu filho e esposo), entre outros.

No período de 2003/2004, Elsa participou mais ativamente da vida social do clube, quando seu esposo Jaime foi membro da diretoria. Foram inúmeras vezes que Elsa, juntamente com outras esposas dos diretores, colaborou na organização de eventos sociais, como também em campanhas de assistência às entidades, sempre com muita dedicação.

Elsa faleceu precocemente em 13 de dezembro de 2015.

Assim, encerramos este breve histórico de quem foi Elsa Maria Bussab Roscani, pessoa que dedicou sua vida à família e a educação de crianças e jovens.

REDES SOCIAIS