Voltar

FUTEBOL – Regulamento 2017

Regulamento

Campeonato de Futebol do Caiçara Clube de Jaú –  2017

 

Para a realização dos Campeonatos de Futebol, o Caiçara Clube de Jaú adota o presente Regulamento com o objetivo de regulamentar a prática do esporte praticado por seus associados.

Introdução

 

O Campeonato de Futebol do Caiçara Clube de Jaú tem por finalidade a congregação, socialização e promoção da qualidade de vida para os associados, buscando fortalecer os laços de amizade e camaradagem numa disputa sadia que envolverá todas as vertentes do bem estar de um convívio social, além de sobremaneira valorizar a formação humanitária através do esporte, de uma forma saudável, alegre e oportuna para um melhor convívio entre os associados do Clube.

 

Capítulo I

 

Disposições Preliminares

 

 

Artigo 1º – As equipes, os atletas, o corpo de arbitragem e demais envolvidos nas competições esportivas, ficam sujeitos aos preceitos do presente Regulamento.

 

Capítulo II

 

Das Inscrições

 

Artigo 2º – Poderá se inscrever para a disputa do Campeonato de Futebol do Caiçara Clube de Jaú, o associado que estiver em dia com suas obrigações sociais como: taxa de manutenção paga e demais taxas que existirem.

 

Item. 1 – Recolher junto a Secretaria do Clube o valor de sua inscrição a ser determinada pela Diretoria do Clube. Para os goleiros esta taxa não será cobrada, mas se por ventura houver uma inscrição do mesmo associado para participar fora do gol, à taxa será devida.

 

Item. 2 – O Atleta que por qualquer motivo deixar de participar do Campeonato, não terá direito a restituição da Taxa, devendo entregar o material esportivo que recebeu na Secretaria de esportes, sob pena de ficar inadimplente pelo valor do referido material.

 

Item. 3 – No ato do pagamento da Taxa de Inscrição o atleta deverá apresentar documento comprobatório da sua idade (RG ou similar desde que contenha foto).

 

Item. 4 – O período das inscrições começa no dia __ de Janeiro de 2017 até 28 de Janeiro do mesmo ano , podendo ser prorrogado este prazo a critério do Departamento Técnico e da Comissão de Esportes, nunca por um período superior a 7 dias.

Após esse período acima, as inscrições serão reabertas depois de 30 dias do inicio do campeonato, para se formar um “bolsão”, que terá a data de encerramento determinada pela Diretoria.

Somente serão utilizados os jogadores inscritos no bolsão para substituir os atletas que por ventura deixarem de participar do campeonato, ou seja, os “reforços”, após a reabertura das inscrições.

Capítulo III

 

Artigo 3º – Das faixas Etárias

 

Item. 1 – Para os menores a partir  de 6 anos.

 

A – Fraldinha de 6 a 8 anos, levando-se em conta o ano de nascimento.

 

B – Mirim de 9 a 11 anos, levando-se em conta o ano de nascimento.

 

C – Infantil de 12 a 14 anos, levando-se em conta o ano de nascimento.

 

D – Juvenil de 15 a 17 anos, levando-se em conta o ano de nascimento.

 

Para as inscrições dos atletas nas faixas etárias acima especificadas, será necessária:

 

A – Autorização dos pais, feita através da inscrição do participante.

B – Apresentar documento comprobatório da idade.

C – Ter preenchido a ficha de inscrição individual do atleta.

 

Artigo 4º – Campeonatos Adultos e Veteranos

 

O Campeonato será dividido em 4 faixas etárias:

 

Faixa A – de 18 a 30 anos, levando-se em conta a data de nascimento.

 

Faixa B – de 31 a 42 anos,  levando-se em conta a data de nascimento.

 

Faixa C – de 43 a 54 anos, levando-se em conta a data de nascimento.

 

Faixa D – a partir de 55 anos, levando-se em conta a data de nascimento.

 

Observação: o atleta poderá disputar o Campeonato na faixa imediata inferior a sua, assumindo as responsabilidades que possam acontecer.

Os goleiros participarão independente da faixa de idade a critério da Comissão Organizadora e principalmente da liberação do Departamento Técnico.

Toda e qualquer modificação que possam acontecer, seja por desequilíbrio técnico ou ausência do atleta por motivo relevante, será resolvido pelo Departamento Técnico do Campeonato.

Os atletas inscritos para disputar a Faixa D do Campeonato, deverão apresentar atestado médico que comprove estar apto fisicamente para as disputas no ato da inscrição.

 

 

Capítulo IV

 

Artigo 5º – Das Divisões das Equipes

 

A divisão das Equipes será efetuada pela Comissão Técnica do Campeonato, nomeada pelo Diretor de Esportes para fazer a distribuição através de sorteio dirigido dos atletas entre as equipes de uma forma equilibrada e analisada pela Comissão Organizadora que será composta por um representante de cada Faixa etária do Campeonato. Cada Patrocinador terá direito a apenas um jogador na equipe, e não será aceitos pedidos de jogador montar “grupos” de amigos ou parentes.

Item. 1 – Após a divisão das Equipes o atleta que por qualquer motivo se negar a jogar na equipe determinada, estará  eliminado e impedido de se inscrever para a disputa do Campeonato do ano. Também não terá direito a restituição do valor da taxa de inscrição conforme consta no item 2, capítulo I.

 

Item. 2 – Cada equipe deverá ter no mínimo 10 jogadores e no máximo 13 jogadores.

 

Capítulo V

 

Artigo 6º – Goleiros

 

Item. 1 – Cada equipe terá seu goleiro fixo, no caso da ausência do mesmo, a equipe deverá colocar um dos goleiros reservas que serão nomeados no início do Campeonato pela Comissão Técnica, se não conseguir o goleiro a equipe deverá colocar um jogador de linha de sua própria equipe.

 

Item. 2 – O goleiro poderá ser substituído em qualquer rodada, sendo proibidas as substituições nas partidas  eliminatória (repescagem, quartas de final, semifinal e final).

Item. 2.1 – Na fase da Repescagem, quartas de final, semi final e final, as substituições serão permitidas apenas para os Goleiros  que estiver participando em mais de uma faixa e o jogo da tabela “chocar entre as duas equipes que o  atleta atua. No caso de lesão, entre as fases eliminatórias a Comissão Técnica poderá autorizar a substituição do Goleiro, desde que avisado previamente e comprovado o tipo de lesão.

 

Item. 3 – Todos os goleiros de todas as faixas ficam proibidos de ultrapassarem o meio de campo e com isso impossibilitados de cobrarem penalidades máximas, (Inclusive nas partidas que deverão ser decididas em cobranças de penalidades) mesmo se enquadrando na faixa etária, ou sendo jogador de linha de outra equipe que estiver eventualmente atuando como goleiro.

 

Item. 4 – Nenhum goleiro poderá atuar na linha da faixa que estiver inscrito como tal, independente da idade.

 

Item. 5 – Constatada a irregularidade nos itens acima, a equipe em questão perderá os pontos obtidos na partida, passando os mesmos para a equipe adversária, além de ser desclassificada caso a partida seja eliminatória. O mesmo ocorrerá se uma equipe utilizar jogador irregular (sem permissão da Comissão Técnica), podendo a punição ser estendida ao atleta infrator.

 

Capítulo VI

 

Artigo 7º – Da Forma de Disputa

A forma de disputa do Campeonato nas diversas faixas etárias e categoria de base, adulto e veterano, serão estabelecidas após a formação das equipes e, levando-se em conta o número de times de cada faixa etária, na forma pré-estabelecida pela Comissão Técnica.

 

Item. 1 – Pontuação

O critério de pontuação será o seguinte:

Vitória – 03 pontos.

Empate – 02 pontos.

Derrota – 01 ponto.

Abando após 15 minutos do 2º tempo da partida – será considerado como derrota (1 ponto). Será acrescido mais 3 gols para efeito de defesa menos vazada .

Abandono no decorrer do 1º tempo – (menos 1 ponto) , será acrescido mais 5 gols para efeito de defesa menos vazada.

Abandono no 2º tempo antes dos 15 minutos do 2º tempo da partida – (0 ponto), será acrescido mais 3 gols para efeito de defesa menos vazada.

WO(menos) 03 pontos, será acrescido mais 5 gols para efeito de defesa menos vazada.

 

Item. 2 – Do W.O.

 

A equipe poderá dar apenas um w.o., perdendo 3 pontos e  será acrescido 5 gols a mais para efeito de defesa menos vazada . No caso do 2º w.o., a equipe será eliminada do campeonato e os atletas que não marcaram presença nas duas partidas caracterizadas como w.o.,estarão impedidos de disputar o restante  do campeonato por outra equipe e poderão ficar de fora do campeonato seguinte, de acordo com decisão da Comissão Técnica do Campeonato.

 

Item. 3 – Critério de Desempate

 

  • Menor Número de WO.
  • Menor Número de abandonos.
  • Maior número de vitórias.
  • Maior Saldo de gols.
  • Maior numero de Gols a favor.
  • Menor numero de Gols contra

 

 

Artigo 8º – Das regras da disputa

 

Para melhor atender as necessidades das disputas do Campeonato de Futebol do Caiçara Clube, será adotado o seguinte critério:

 

Item. 1 – No que couber e não contrariar o abaixo descrito será aplicada a regra dos Campeonatos oficiais.

 

Item. 2 – Exceções:

  1. a) Não haverá impedimento.
  2. b) O lateral será cobrado com as mãos.
  3. c) Todo atleta que participar da partida deverá estar devidamente uniformizado, cabendo ao árbitro dar condição de jogo ou impedir a participação do atleta na partida. Inclusive a utilização de chuteiras, que deverão ser apenas do tipo society.

 

Item. 3 – A duração da partida será de 80 minutos divididos em 2 tempos de 40 minutos, ficando a parada técnica opcional.

 

 

Artigo 8º.1 – Dos Cartões

 

 

  1. a) Cartão Amarelo

10 (dez) minutos fora, podendo entrar outro atleta em seu lugar, sendo que o atleta que recebeu o cartão amarelo poderá retornar, após cumprir a punição.

a1) O jogador que estiver cumprindo o tempo de suspensão por cartão amarelo, não poderá participar das cobranças das penalidades, e as equipes deverão ficar com o mesmo numero de jogadores para iniciar as cobranças. O goleiro também faz parte dos itens “a” e “a1”, devendo receber a mesma punição dos demais jogadores.

a.2) No caso da equipe ficar sem numero suficiente de jogador para continuar a partida devido a aplicação de cartões amarelo, o ultimo jogador a receber o cartão amarelo permanece em campo, ou seja, a partida não será encerrada por cartões amarelos. Já no caso do cartão vermelho, o árbitro dará a partida por encerrada.

a.3)  A equipe que vier a ficar com numero insuficiente de jogadores para o decorrer da partida, será considerada perdedora, independente do placar do momento , perdendo os pontos da partida para o adversário. O mesmo ocorrerá, se uma das equipes abandonar o campo por qualquer que seja o motivo.

 

  1. b) Cartão Vermelho

Exclusão da partida, suspensão automática, que deverá ser cumprida impreterivelmente na próxima partida da à ser realizada pela equipe, não importando se o jogo for na sequencia da tabela ou partida adiada, mais pena imposta pela Comissão Julgadora, sendo que a equipe terminará a partida com um jogador a menos para cada exclusão, limitada ao número de jogadores permitidos (06 com o goleiro).

 

  1. c) 03 Cartões Amarelos do atleta no mesmo Campeonato – 01 (uma) partida de suspensão que deverá ser impreterivelmente na próxima partida não importando se o jogo for na sequencia da tabela ou partida adiada.

 

  1. d) 06 Cartões Amarelos do atleta no mesmo Campeonato – 02 (duas) partidas de suspensão que deverão ser cumpridas nos mesmos moldes da letra “c”.

 

  1. e) 09 Cartões Amarelos do atleta no mesmo Campeonato – 03 (três) partidas de suspensão que deverão ser cumpridas nos mesmos moldes da letra “c”.

 

  1. f) 2º Cartão Vermelho do atleta no mesmo Campeonato – suspensão por 02 (duas) partidas, mais pena imposta pela Comissão Julgadora. Para efeito de reincidência, a suspensão terá validade para os fatos ocorridos no Campeonato do ano anterior, ou seja, 365 dias anterior ao ocorrido, desde que seja pelo mesmo motivo (ex: xingou árbitro, ponta pé no adversário, agressão, etc.)

 

Capítulo VII

Artigo 9º – Da Tabela

Os jogos do Campeonato terão que ser realizados na data e na conformidade da tabela pré-estabelecida.

 

Artigo 9.1 – Dos Horários

Deverá ser obedecido o horário estabelecido na tabela, para o início das partidas. No caso de uma ou ambas as equipes não estarem com número de jogadores suficientes, ou não tiver se apresentado no campo, será observada a tolerância de 20 minutos contados do horário do início da partida, após o tempo estabelecido, será aplicado o WO.

Para início da partida as faixas A, B e C necessitam de 05 jogadores de linha e o goleiro.

Para início da partida da Faixa D, necessitam de 06 jogadores de linha e o goleiro.

Os casos omissos (partidas preliminares, falta de energia, fatores meteorológicos, etc. serão resolvidos pela Comissão Técnica).

 

Artigo 9.2 – Da participação dos atletas 

 

Paragrafo 1º  – Todos os atletas que comparecerem para o jogo, deverá ser relacionado na súmula do jogo, não podendo abandonar a partida a não ser por motivo de força maior, deverá jogar pelo menos 15 minutos, no caso do não aproveitamento do atleta o mesário deverá relatar na súmula que o mesmo foi impedido de jogar e a equipe sofrerá punição de 01 ponto, o atleta não é obrigado participar da partida, mas deverá declinar-se do direito que tem.

Paragrafo 2º – O Atleta que se ausentar por 3 (três) partidas consecutivas , sem justificativa, por escrito enviada ao secretaria de esportes do clube, poderá ser excluído do campeonato através de oficio assinado pelo coordenador da equipe protocolada na referida secretaria, que será analisado pela Comissão Julgadora. A Comissão Técnica se encarregará de comunicar o Atleta que se ausentou por duas partidas, consecutivas sem a devida justificativa, que na próxima ausência poderá ser eliminado do campeonato, conforme o artigo acima.

 

Artigo 9.3 – Da Transferência da data das partidas

  1. Não será permitido o adiamento, de data da partida no Campeonato, salvo por motivo de força maior (chuvas, tempestades) ou por determinação da Diretoria do Clube. b) Se porventura o tempo estiver chuvoso, caberá aos membros da Equipe Técnica analisar e tomar as medidas que julgar necessárias, inclusive optando pelo cancelamento da partida e estabelecer a nova data para que o jogo seja realizado, de preferencia na semana da rodada do Campeonato, caso não seja possível, em data que traga o menor prejuízo aos participantes.
  2. c) A Comissão Técnica está autorizada apenas a atender a ANTECIPAÇÃO DAS PARTIDAS, através de oficio assinado pelos Coordenadores das equipes em comum acordo e com uma justificativa.

 

Capítulo VIII

 

Artigo 10º – Da Disciplina

Será estabelecido um código disciplinar para os Campeonatos de Futebol do Caiçara Clube de Jaú, que será submetido a apreciação da Diretoria do Clube e do Conselho Deliberativo, posteriormente será publicado para ciência de todos os participantes, passando a fazer parte integrante do presente Regulamento.

 

Capítulo IX

 

Artigo 11º – Da Comissão Organizadora

Será composta por associados participantes do Campeonato, sendo um representante de cada faixa etária, que terão as seguintes funções:

 

  1. a) analisar os pedidos de troca de jogadores e encaminhar para análise da Comissão Técnica;
  2. b) analisar e sugerir aplicação de pena aos atletas relatados em súmula pelo árbitro;
  3. c) analisar e sugerir aplicação de pena aos árbitros relatados pelos Coordenadores.
  4. d) opinar na elaboração do Regulamento do Campeonato e atualização do Código Disciplinar;

Artigo 11º.1 –  Da Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora será composta por 3 membros do Comissão Técnica, mais a os Membros da Comissão Organizadora, e presidida pelo Diretor de Esportes ou pessoa por ele nomeada.

Capítulo X

 

 

Artigo 12º – Dos Coordenadores das Equipes

  1. a) – O Coordenador tem o poder de escalar ou substituir qualquer atleta de sua equipe no decorrer da partida.
  2. b) – Deverá colocar seus atletas para jogar no mínimo 15 minutos da partida, sob pena de ser punido pela Comissão Técnica, com a perda de 1 ponto por atleta.
  3. c) – Caso o Coordenador desejar fazer uma substituição e o atleta se recusar a ser substituído, o Coordenador deverá comunicar o fato ao árbitro da partida que obrigatoriamente punirá o atleta em questão com cartão amarelo e caso o mesmo insista posteriormente com cartão vermelho.
  4. d) – As reclamações junto a Comissão Técnica, só poderão ser feitas, por escrito, pelo Coordenador da equipe, até a 17:00 da 2ª feira (no caso das partidas realizadas no final de semana). No caso de partida adiada (meio de semana), terá o prazo até 17:00 da 6ª feira.
  5. e) – Conferir e Assinar a súmula ao final de cada partida e se houver necessidade relato de ocorrência.

 

Capítulo XI

 

Artigo 13º – Atribuição dos Árbitros

 

  1. a) – O árbitro é a autoridade máxima em campo.
  2. b) – Os árbitros e mesários deverão comparecer com no mínimo 15 minutos de antecedência do inicio da partida.
  3. c) – Os árbitros deverão usar de seus recursos específicos (cartões marelos / vermelho e relatório em sumula) para garantir a disciplina no transcorrer da partida, não devendo em hipótese alguma revidar agressão física ou verbal, sob pena de suspensão a ser imposta pela Comissão Técnica.
  4. d) – A evidencia de desonestidade, abuso de autoridade, desempenho técnico insatisfatório que implique no resultado da partida, se procedente, fará com que o árbitro seja penalizado pela Comissão Técnica.
  5. e) – Conferir as anotações dos mesários na sumula e assinar dando validade ao documento (sumula)

 

Artigo 13º.1 – Atribuição dos Mesários

 

  1. a) – Anotar a presença dos jogadores constantes da sumula.
  2. b) – Conferir as numerações dos jogadores na sumula
  3. c) – Controlar a entrada dos jogadores durante a partida, para que seja cumprida a determinação de todos os atletas presentes participarem pelo menos 15 minutos da partida.
  4. d) – Anotar corretamente o inicio e término da partida , no 1º e no 2º tempo, assim como, anotar os gols e cartões no decorrer da partida.
  5. e) – Colher assinatura dos coordenadores e dos árbitros ao término da partida.
  6. f) – auxiliar o árbitro no relatório de ocorrência em caso de indisciplina.

 

Capitulo XII

 

Artigo 14º – Disposições Gerais e Transitórias

 

Item. 1 – Para participar dos Campeonatos, o associado do Caiçara Clube deverá estar quite com os cofres do Clube de acordo com a Resolução 02/2002 e não estar cumprindo penalidade de qualquer natureza.

 

Item. 2 – O Clube não se responsabiliza por eventuais acidentes que possam acontecer no decorrer dos Campeonatos, cujas possíveis despesas serão arcadas pelo participante em questão.

 

Item. 3 – O atleta que faltar com respeito com membros da Comissão Técnica, da Diretoria, funcionários do Clube, estará sujeito a pena disciplinar a ser imposta pelo Tribunal Esportivo, que se baseará no relatório da súmula ou no Comunicado Interno.

 

Item. 4 – O atleta que proferir palavras de baixo calão, a qualquer titulo, independente de estar disputando a partida, estará sujeito a pena de suspensão imposta pela Comissão técnica do campeonato e as penas do julgamento a ser realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Campeonato.

 

Item. 5 – Todo caso grave de indisciplina, (agressões à árbitros, adversários, ou companheiros) ou que extrapole o campo de jogo, será punido pela Tribunal Esportivo e encaminhado a Diretoria do Clube e para o Conselho Deliberativo para ser julgado na conformidade em que se estabelece as regras do Estatuto Social.

 

Item. 6 – A súmula do Jogo é o Documento Oficial da partida, não sendo necessária a apresentação de testemunha para valida-la, sendo o documento apto a dar inicio ao Processo Disciplinar.

 

Item. 7 – Nenhum participante do campeonato de futebol do caiçara clube poderá alegar ignorância dos preceitos estabelecidos no presente regulamento.

 

Item. 8 – Será enviada uma cópia para a aprovação da Diretoria do Caiçara Clube, outra para o Conselho Deliberativo que deverão constar em Ata.

 

Item. 9 – Após a aprovação feita pelos órgãos competentes, será dada publicidade do referido regulamento na seguinte forma:

  1. a) Site oficial do Caiçara Clube
  2. b) Um exemplar para cada coordenador de equipe
  3. c) Um exemplar para o Corpo de Arbitragem

 

Capitulo XIII

 

Artigo 15 – Da Premiação

 

Serão premiadas as equipes 1ª, 2ª, 3ª e 4ª  colocadas de cada faixa , com troféus e seus respectivos atletas com medalhas (até o 3º lugar), assim como serão premiados os artilheiros e goleiros menos vazados por faixa. Para efeito de premiação para goleiro, será adotado o critério da média de gols sofrida por partidas no decorrer do campeonato.

 

O Presente Regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

REDES SOCIAIS