Voltar

C.A.J.U completa 40 anos de futebol amizades

Quarenta anos de tradição. Sábado ou domingo, é lei. Após uma disputada partida amistosa, é hora de sentar, tomar uma cervejinha e botar o assunto em dia. Mais do que um encontro de amigos, um encontro de uma família, a Família C.A.J.U. (Clube Atlético Juventude Unida). No dia 11 de agosto, o Clube Atlético Juventude Unida comemorou quatro décadas de existência no Caiçara Clube de Jaú. Uma história de amizades, confraternização e inovação.

HISTÓRIA • Momento do plantio do pé de caju antes de partida amistosa. Nessa ocasião estavam presentes (exceção à equipe visitante trajada de azul) da esq. para dir.: Negribole, Cremasco, Eleutério, Fini, Ivo Moretto, Nerino, Boca, Batochio, Vanderlei D’amico, Jamie Roscani, Ricardo, Chanão, Marquinho, Batata, Meschine, Neu, Wilson, Dente, Sinval, Gigliotti, Salen, Barchi, Ciola, Frabetti e Serginho.

A equipe surgiu do desmembramento do Engenhoca, time da Família Pavanelli. Alguns jogadores do antigo time se juntaram a novos membros e criaram o C.A.J.U. Milton Sérgio Ribeiro Branco (Boca), Nerino Ferrari Filho, Beto Modolo e Dr. Paulo Brandão foram os principais fundadores que deram vida ao grupo. Hoje, a tradicional agremiação é dirigida por integrantes da velha guarda cajuense, destacando os nomes de Jaime Roscani, Carlos Candarolla, Carlos Barchi e Ernesto Ortigosa.

Desde sempre, a proposta da equipe é reunir jogadores jovens e veteranos e misturar a experiência com a juventude, fortalecendo amizades através dos jogos, dos churrascos e da grande mesa formada de confraternização. Hoje, o elenco é composto por 20 jogadores, além dos integrantes da comissão técnica e diretores. Semanalmente, o C.A.J.U. recebe clubes de Jaú e de cidades da região, como Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Bauru, Macatuba, Lençóis Paulista, entre outros, para disputar amistosos no campo principal do Caiçara Clube.

Inovação é uma das marcas do C.A.J.U., que se renova e se atualiza a cada ano. Em 1978 e 1979, por exemplo, disputou as duas únicas edições de um Campeonato de Veteranos idealizado por Prefeituras de Jaú e região. No primeiro ano, sagrou-se campeão e, em 1979, ficou na segunda colocação. Na história recente, a diretoria foi além e trouxe para o encerramento do ano esportivo grandes nomes do futebol brasileiro, como Ademir da Guia, Edu, Neneca, Ataliba, Zé Sérgio, Pita, Neto, Eurico, entre outros. Em partidas memoráveis contra as seleções master de São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians, o grupo jauense movimentou o clube com estrelas do passado, dando oportunidade para os associados tirarem uma selfie ou mostrarem aos filhos quem eram seus ídolos de infância.

O tripé futebol – amizade – confraternização adotado pela equipe rompeu os campos de Jaú e da região e viajou até o Morumbi, em São Paulo, e ao Centro de Treinamento da Ponte Preta, de Campinas. Através de parcerias, foram criados os Jogos da Amizade, onde anualmente o C.A.J.U. enfrenta o futebol social do São Paulo e da Ponte Preta em duas oportunidades: uma em Jaú e outra em Campinas ou na capital. Mais que resultados, a meta era conhecer novas pessoas, fazer amigos e expandir a alegria de bater uma bolinha e depois celebrar a vida ao redor de uma mesa, regada a boa conversa, comes e bebes. A experiência foi um sucesso!
Parabéns aos integrantes do Clube Atlético Juventude Unida. Que o futebol e o bate-papo sobrevivam por longas décadas e a juventude, impressa no nome, jamais se perca.

REDES SOCIAIS